Leucoplasia: o que é, diagnóstico e detalhes sobre a doença que acometeu o presidente eleito Lula

O presidente eleito precisou fazer alguns exames de rotina e foi detectada a condição.

PUBLICIDADE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com uma leucoplasia. O político procurou atendimento no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para fazer exames de rotina antes de um compromisso no Egito, a COP27. A viagem de Lula está prevista para acontecer na próxima segunda-feira, 14 de novembro.

Após ser submetido a exames, foi detectado pelos médicos que Lula está com uma inflamação na garganta, ocasionado por esforço vocal. Além disso, o exame apontou uma pequena área de leucoplasia.

O que é leucoplasia?

A leucoplasia é uma condição em que aparecem pequenas placas brancas na região afetada. Elas podem aparecer na língua, gengivas e até bochechas. No caso do presidente eleito foi constatado na laringe. O hospital emitiu um comunicado para falar sobre o estado de saúde do petista após a realização dos exames.

De acordo com a instituição, o presidente eleito passou por um exame chamado nasofibroscopia, que apontou as alterações. A condição teria sido provocada pelo intenso esforço vocal nos últimos meses. Outros exames de imagem foram feitos e ainda conforme a nota do hospital não existe nenhuma anormalidade em relação ao problema de saúde anterior. Para quem não se recorda, ele teve um câncer na laringe no ano de 2011.

Deputado fala sobre estado de saúde de Lula

Alexandre Padilha, deputado federal petista, é um dos integrantes do grupo que vai discutir questões da saúde durante o governo de transição. O político usou as redes sociais para dar mais detalhes sobre o estado clínico do presidente eleito. O deputado deixou claro que a saúde de Lula está excelente e que ele está pronto para governar o Brasil.

Padilha disse ainda Lula está com a garganta inflamada, pois falou muito durante o período da campanha eleitoral.