Raquitismo: sintomas, prevenção e tratamento da doença que filho de Gal Costa sofria quando foi adotado

Filho de Gal Costa foi adotado no Rio de Janeiro aos dois anos, quando sofria de raquitismo.

PUBLICIDADE

O nome de Gal Costa foi um dos mais comentados no Brasil nos últimos dias. Infelizmente a cantora faleceu aos 77 anos, em São Paulo. A artista era mãe de Gabriel Costa, de 17 anos, adotado quando tinha dois anos, no Rio de Janeiro.

Neste domingo (13) o adolescente foi entrevistado no Fantástico e na ocasião contou como era a relação dele com a mãe, pontuando que só entendeu a fama dela no velório. Os dois moravam em uma mansão no Morumbi, na capital paulista.

Filho de Gal Costa tinha raquitismo

Quando Gabriel foi adotado por Gal Costa ele tinha raquitismo. Essa é uma doença óssea que afeta crianças devido à falta de vitamina D ou cálcio e que deixa a estrutura mais fraca. Os ossos longos dos braços e pernas ficam muito frágeis e tortos.

Sintomas do raquitismo

Os principais sintomas do raquitismo são dor óssea e má formação dos ossos, que causa grandes curvas na coluna vertebral ou até pernas arqueadas. Crescimento mais lento é um dos sinais, assim como problemas dentários e maior propensão a fraturas.

Tratamento da doença

O tratamento da patologia é feito com a ingestão de vitamina D e cálcio. Isso pode ser alcançado comendo alimentos ricos em cálcio, vitamina ou até por suplementos. Tomar luz do sol é importante, mas há casos em que são necessários procedimentos cirúrgicos.

Prevenção do raquitismo

A prevenção do raquitismo pode ser com uma dieta rica em cálcio e em vitamina D. As melhores fontes são peixes oleosos, cereais, ovos, leite, iogurte, queijo, vegetais verdes, nozes e produtos de soja. Outra medida é a exposição regular à luz solar.