3 sinais importantes que as axilas revelam sobre a sua saúde e muitas pessoas ignoram

A região pode indicar alguns problemas relacionados a saúde, sendo importante estar atento aos sinais.

PUBLICIDADE

As axilas precisam de cuidados para evitar problemas relacionados a higiene. Por causa das glândulas sudoríparas em grande quantidade na região, elas liberam mais fluidos que podem apresentar odores desagradáveis. O que muita gente não sabe é que as axilas podem enviar sinais de alerta sobre a saúde.

Esses sinais podem surgir especialmente em casos ligados a desequilíbrios hormonais ou enfermidades que comprometem a saúde linfática. Mesmo que em alguns casos acabam passando despercebidos, muitas irregularidades na região podem ser indícios que algo não está bem no corpo. Veja abaixo 5 sinais que as axilas dão que alguma coisa não está bem e você não deve deixar passar.

Odor desagradável nas axilas

O acúmulo de suor presente na pele cria um ambiente para crescimento. Isso pode colaborar com a proliferação de bactérias que levam a odores fortes. O mau cheiro desaparece após tomar banho e também com o uso de produtos como desodorantes e antitranspirante diariamente. Entretanto, quando ele é persistente, é importante consultar um especialista para realização de uma análise. A pessoa pode estar com algum problema de tireoide ou mudança hormonal.

Sensação frequente de coceira 

Manchas vermelhas e células mortas acompanhadas de uma coceira constante podem indicar o crescimento de determinados fungos na região. Nesse caso, é necessário consultar um médico para avaliação e caso seja necessário a prescrição de um tratamento antifúngico.

Dores nas axilas

A dor nas axilas pode ser provocada por uma reação dos músculos perante um esforço excessivo sobre os braços. É comum que pessoas ao levantar objetos pesados demais ou realizar exercícios físicos com peso sinta esse tipo de dor, porém elas desaparecem com tempo. Se persistirem e houver sensibilidade no local é importante buscar ajuda médica. Alguns casos podem ser sinal de nódulos no sistema linfático.