Quanto tempo a menstruação demora a descer depois do parto?

Saiba como fica a menstruação da puérpera, depois do nascimento do bebê.

PUBLICIDADE

Após o parto, o corpo da mulher passa por uma série de processos de renovação e trabalha para que as funções, alteradas pela gravidez, voltem ao normal. A menstruação é uma das incógnitas que cercam esse momento, pois, depois de parir, dependendo do tipo de amamentação, a menstruação pode se ausentar da rotina por um período.

A amamentação exclusiva causa na mulher o aumento dos níveis de um hormônio chamado prolactina, responsável pela produção do leite. Com os níveis aumentados, esse hormônio pode inibir a ovulação e, desse modo, atrasar a vinda da primeira menstruação após o parto. 

A menstruação pode demorar a descer 

Nesse sentido, é muito comum que mulheres que amamentam de forma exclusiva e em livre demanda tenham um atraso significativo em seu período menstrual, sem que isso represente algum problema em seu aparelho reprodutor. É comum que a menstruação não desça durante todo o período da amamentação.

Apesar de ser comum, nem todas as mulheres ficam tanto tempo sem a menstruação, em alguns casos, mesmo amamentando, algumas mulheres têm o retorno de seu ciclo menstrual 4 semanas depois do parto. Cada organismo reage de uma forma, sendo impossível apontar que em todas as mulheres que amamentam, haverá ausência de menstruação.

Ainda, é importante destacar que, mesmo sem menstruar, a mulher pode engravidar novamente. Então é preciso prevenir uma nova gestação desde a primeira relação íntima – caso o casal não queira outro filho.

Quando o sangramento não é normal?

Além da menstruação, algumas mulheres apresentam sangramentos depois do parto – independente do tipo de parto – nos primeiros dias até a terceira semana do nascimento do bebê. Esse sangramento não pode ser considerado menstruação e a puérpera só deve se preocupar se o sangramento apresentar cheiro desagradável, estiver causando muita dor e durar mais de 3 semanas. Nesses casos, é imprescindível que a mulher procure ajuda médica para verificar possíveis anormalidades.