Sintomas como dor de cabeça, febre e tosse surgem ao longo da vida tendo diversas causas. Em algumas situações, elas acabam não sendo motivo de grande preocupação. Esses sinais podem ser desencadeados por fatores simples, como por exemplo durante mudanças climáticas, de estação ou mesmo por coisas corriqueiras do dia a dia.
O importante é entender quando esses sinais podem ser associados a condições mais graves. Por isso, é importante ter atenção para evitar cenários graves de uma possível enfermidade. Casos de Covid-19, por exemplo, podem iniciar com esses três sintomas e evoluir para uma situação de emergência. Esse artigo vai explicar quando é necessário buscar ajuda quando apresentar esses sinais.
Tosse: quando é preciso se preocupar
É importante ressaltar que a tosse é um sintoma comum de várias doenças, sendo algumas mais simples e outras mais graves. Ela ocorre por um reflexo do corpo na tentativa de desobstruir a via aérea. O primeiro passo para entender se o sintoma é preocupante é identificar se há secreção ou catarro. Caso haja e a cor seja esverdeada ou amarelada em uma quantidade maior pode ser indicativo de uma infecção por bactérias como pneumonia ou bronquite.
Nesse caso é necessário buscar ajuda médica. Outro detalhe importante é se a tosse está acompanhada de um quadro de febre persistente e dificuldade respiratória, pois esses são indícios de uma inflamação no pulmão.
Dor de cabeça
Essa é uma das dores mais comuns entre as pessoas, pois dificilmente alguém nunca tenha lidado com o sintoma que pode estar associado a diversas enfermidades. As razoes são diversas, sendo algo mais simples como falta de sono a um câncer cerebral. Contudo, a dor de cabeça se torna alvo de preocupação caso venha acompanhada de enjoo, vômito, sonolência, confusão mental e se persistir mesmo após uso de analgésico. Neste tipo de situação é importante buscar ajuda médica para uma avaliação.
Febre
A febre é considerada alta acima de 37,8°C. Essa temperatura é um sinal clínico de que o corpo humano está reagindo para combater algo, geralmente uma infecção provocada por vírus, como por exemplo a gripe. Se ela vier com outros sintomas pode ser indicativo de uma condição mais grave. Caso o quadro febril tenha outros sintomas como: dor de garganta, tremores, hipotensão, taquicardia, respiração rápida, rigidez de nuca, desmaios e confusão mental, procure ajuda profissional.