O parto natural é o processo de nascimento de um bebê sem o uso de intervenções médicas, como cesariana. Muitas mulheres optam pelo parto natural por ser menos invasivo, além de sentir mais controle durante o processo.
No entanto, o procedimento pode ser doloroso e estressante, e a concentração em se sentir bem durante o processo pode variar de uma mulher para outra.
Orgasmo durante o parto
Há quem diga ser possível ter também um orgasmo no momento. O clímax durante o parto natural é uma experiência já relatada por algumas mulheres. Embora não tenha muita pesquisa científica sobre o assunto, algumas teorias sugerem que a liberação de endorfinas durante o trabalho de parto pode contribuir para a sensação de prazer.
O que pode causar orgasmo durante o parto natural
O número de mulheres que experimentam o fenômeno não é preciso, mas algumas razões já foram identificadas, de acordo com uma revisão publicada pela Revista Britânica de Obstetrícia. O artigo aponta que hormônios ligados ao prazer, como a ocitocina e as beta-endorfinas, são liberados quando a cabeça do bebê começa a sair. Nesse momento, conhecido como círculo de fogo, a mulher sente uma ardência intensa na região e estimular esses agentes pode tornar o momento agradável, mesmo que a dor não seja diminuída.
É importante lembrar que o objetivo principal do parto é trazer um bebê ao mundo de forma segura, e não buscar um orgasmo. No entanto, se uma mulher passa por essa experiência durante o procedimento, isso não é necessariamente um problema. Algumas até relatam que o orgasmo durante o parto ajudou a se sentir mais relaxadas e focadas.