A maioria das pessoas já sabe que o consumo de refrigerante, em qualquer quantidade, não faz bem para a saúde do corpo. Mas, você sabia que os riscos do consumo de refrigerante podem se tornar ainda maiores se a pessoa, que consome a bebida, combinar o refrigerante com frutas como o limão e a laranja?
A prática de pedir limão para acompanhar aquela Coca-Cola gelada é muito comum em bares e restaurantes, mas ela pode ser extremamente prejudicial e potencialmente causar câncer nas pessoas.
Combinação produz benzeno
Isso porque os refrigerantes costumam possuir um composto para conservar a bebida por mais tempo. O benzoato de sódio, quando combinado com a vitamina C, presente no limão e na laranja, podem resultar na produção de benzeno.
O benzeno é tóxico e pode ser encontrado em combustíveis, como a gasolina, por exemplo. Ele é altamente cancerígeno e o consumo regular do composto pode ser prejudicial. Mesmo que ainda não existam estudos aprofundados sobre o assunto, fique em alerta para essa combinação.
Outra coisa que também deve ser observada é que, em alguns estabelecimentos, a higienização das frutas não é feita corretamente, diante disso, colocar o limão com casca em sua bebida pode gerar a proliferação de bactérias que fazem mal à saúde.
Especialistas recomendam a extinção do refrigerante da dieta
O ideal, segundo especialistas, é evitar o consumo de refrigerante, mas, se você optar por continuar tomando, tenham em mente que adicionar frutas cítricas na sua bebida pode ser ainda mais prejudicial.