Estudo mostra bebidas que podem aumentar as chances de câncer no intestino

Um relatório com 19 estudos foi levantado para descrever as bebidas que aumentam os riscos desse tipo de câncer.

PUBLICIDADE

Os cuidados com a saúde precisam ser prioridade na vida das pessoas, para que qualquer problema possa ser descoberto precocemente e tenha as melhores chances de tratamento. A prevenção contra o câncer é um desses cuidados, e um estudo apontou que algumas bebidas podem aumentar as chances do surgimento de câncer de intestino nas pessoas.

O sinal de alerta para esse tipo de câncer foi ligado depois que Pelé e Roberto Dinamite pereceram para a doença, e as cantoras Simony e Preta Gil foram diagnosticadas com o problema. Um relatório realizado pelo World Cancer Research Fund (WCRF), do Reino Unido, apontou que 19 estudos, realizados em todo o planeta, confirmaram a relação dos hábitos das pessoas com o aparecimento do câncer de intestino.

Bebidas que podem aumentar os riscos

Nesse estudo ficou comprovado que a mistura de dois tipos de bebidas alcoólicas por dia está diretamente relacionando a possibilidade de surgimento do câncer colorretal. A análise dos estudos apontou que, nas mulheres, a incidência do problema relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas e muito açucaradas é ainda maior que nos homens.

Em 16 dos 19 estudos foi verificado que o risco aumenta em 7%, quando a pessoa consome mais de 10 gramas de etanol em seu organismo. O etanol é um dos compostos presentes em bebidas alcoólicas.

Câncer é silencioso e merece atenção

O câncer colorretal não possui sintomas inicialmente, sendo importante que as pessoas investiguem o problema a partir dos 45 anos. Quando a doença já está se agravando, alguns sintomas, como dor na região do estômago, presença de sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, fadiga e cansaço, além de perda de peso sem causa, também podem ser observados. Se você tiver um conjunto desses sintomas, o melhor a fazer é procurar um proctologista para que exames sejam realizados.