Câncer de ovário: possíveis sintomas e exame feito para identificar

Saiba como é feita a identificação da doença e qual exame é solicitado.

PUBLICIDADE

O câncer de ovário é uma doença séria, que necessita de tratamento urgente, pois pode se espalhar rapidamente para outros órgãos e causar a morte da paciente. Inicialmente, o câncer no ovário não possui sintomas claros de que exista um problema. Geralmente, a paciente só descobre a doença depois que ela se espalhou.

Alguns sintomas que podem aparecer inicialmente nesses casos é o inchaço, dor pélvica ou abdominal, dificuldade na alimentação e necessidade frequente de urinar. Outros sintomas mais graves, que também podem surgir e indicam a existência do problema, são: fadiga extrema, dor abdominal e dor nas costas, dor durante o ato sexual e após a relação, prisão de ventre, alterações menstruais e inchaço abdominal com perda inexplicável de peso.

Como saber se estou com o problema?

É para isso que existem os médicos! O ideal é que uma mulher em idade reprodutiva vá ao ginecologista ao menos uma vez por ano e faça um check-up geral para eliminar a possibilidade de se ter algum problema. 

Se você já foi ao médico e continua sentindo um conjunto desses sintomas, busque ajuda especializada e procure mais a fundo, pois nem sempre um ginecologista comum irá investigar com tanto critério a existência de alguma doença; e problemas como esse podem passar despercebidos por eles. 

Exame que revela a presença do câncer

Um exame chamado CA-125 pode ser solicitado pelo seu médico. Esse exame de sangue tem a finalidade de verificar os níveis de células cancerígenas no sangue da paciente e, com ele, é possível saber se existe a doença atuando em seu corpo. Mas fique atenta! Sentir dor não é normal e precisa ser investigado sempre.