A síndrome de pica é o nome popularmente dado a alotriofagia, um transtorno caracterizado pela vontade quase incontrolável de comer coisas que, na realidade, não são comestíveis. Pessoas acometidas por esse distúrbio costumam ter apetite insólito e chegam a comer substâncias que vão desde a sabão, giz, cinzas de cigarro e até mesmo fezes.
De acordo com especialistas que estudam a síndrome, a alotriofagia apresenta alguns sintomas que persistem por um tempo específico e pacientes podem apresentar um quadro compulsivo. Geralmente, a síndrome de pica acomete pessoas em altos níveis de estresse, anemia e até ansiedade.
Causas da síndrome de pica
As causas da síndrome são bastante variadas, mas está, frequentemente, associada à deficiência de ferro no organismo, o que pode desencadear anemia. É por esse motivo, inclusive, que várias grávidas acabam desenvolvendo a alotriofagia. Guízar Sánchez, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina do México, ressalta, em entrevista ao portal O Tempo, que em grávidas o distúrbio é mais comum.
“Em gestantes, o transtorno é comum, devido ao desequilíbrio de cálcio e ferro”, comenta, sem descartar, porém, que o distúrbio pode se desenvolver em pacientes saudáveis, desde que apresentem alguns sintomas bastante específicos.
Sintomas da síndrome de pica
É necessário, porém, sempre fazer exames regulares, uma vez que a síndrome é detectada através da examinação de urina e fezes, identificando sinais como:
- Baixos níveis de ferro;
- Constipação;
- Infecção por lombriga;
- Desequilíbrio eletrolítico;
- Arritmias frequentes;
- Obstrução do intestino delgado ou grosso;
Para saber se a pessoa tem alotriofagia, é preciso ficar atento a alguns sinais e sintomas que podem identificar o caso.