Entre 2009 e 2013, o Icegurt conquistou o coração dos brasileiros e se tornou uma verdadeira febre no país. Surgido na Colômbia, esse iogurte congelado revolucionou o mercado nacional, desbancando até mesmo os tradicionais picolés. Porém, tão rápido quanto surgiu, o Icegurt desapareceu misteriosamente das ruas e das prateleiras. O que realmente aconteceu para acabar com essa história de sucesso tão rapidamente?
Os carrinhos do Icegurt eram presença constante em praças, festas e em frente às escolas. Por todo lado, se via uma pessoa uniformizada empurrando um carrinho e vendendo os famosos iogurtes congelados da marca colombiana. Com preços acessíveis, apenas 0,50 centavos, o Icegurt se tornou popular principalmente entre as classes B, C e D. Os negócios pareciam ir de vento em popa até que, repentinamente, os carrinhos desapareceram.
O que aconteceu com o Icegurt?
A empresa responsável pelo Icegurt, a Quala, é uma líder no mercado colombiano e uma referência multinacional em produtos alimentícios e de higiene. Com uma sede em Alphaville, São Paulo, a Quala decidiu sair do país sem muita explicação, causando grande surpresa e frustração entre os consumidores e empreendedores que apostavam na marca.
German Cagua, presidente da Quala na época, explicou que a retirada do Icegurt do país foi uma decisão relacionada à falta de rentabilidade do produto. Mesmo com enorme popularidade, o Icegurt enfrentava altos custos e impostos, aliados a um baixo preço de venda. Com o passar dos anos, a Quala percebeu que manter o produto no Brasil era insustentável financeiramente.
Vendedores do Icegurt
A saída abrupta da Quala causou sérios problemas para os fornecedores e vendedores que investiram no negócio. Muitos empreendedores foram à falência e trabalhadores ficaram desempregados, sem saber como lidar com o rombo financeiro deixado pela marca colombiana.