Desde que foi criado em 1926, Ursinho Pooh é um dos desenhos mais populares da Disney. Apesar de não ter sido criado pela empresa, foi ela quem lançou os filmes que ajudaram a popularizar o urso e seus amigos. Uma curiosidade sobre o Ursinho Pooh, personagem título do desenho, é que o autor se inspirou em uma ursa fêmea para criá-lo, mas a Disney decidiu transformá-lo em macho.
A revelação foi feita pela escritora Lindsay, durante entrevista ao site Huffington Post. O que muitos também nem imaginam é que cada um deles podem representar um transtorno mental diferente. Segundo o estudo publicado na revista científica Canadian Medical Association, traços comportamentais diferenciados em cada personagem foram revelados.
Nunca saberemos se Alan Alexander Milne criou os personagens com esse propósito, mas ligando os pontos é possível chegar a conclusão do que foi publicado na revista. Os transtornos revelados pelo estudo vão desde Deficit de Atenção e Hiperatividade, até Esquizofrenia.
Ursinho Pooh
Segundo o estudo realizado, o ursinho protagonista representa o famoso Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Isso porque, o personagem tem os mesmos sintomas. Além de disperso e desorganizado, também é esquecido.
Tigrão
Por ser muito impulsivo e sempre tomando decisões sem pensar nas consequências de seus atos, o personagem tem claros sinais de Hiperatividade.
Leitão
Um dos melhore amigos de Pooh, o personagem demonstra claros sinais de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), pois está sempre vigiando tudo que está a sua volta, além de viver preocupado com tudo.
Ió/Bisonho
Completamente diferente de Tigrão, o personagem vive deprimido, desanimado com tudo e todos, demonstrando claros sinais de depressão.
Guru
Sem sair da bolsa da mãe, Guru sempre consegue se colocar em risco, pois é muito distraído. Os sintomas são parecidos com quem tem Autismo.
Can
Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social é o que define a mãe de Guru. Procurando sempre estar próxima do filho, a canguru fica muito ansiosa no convívio com as pessoas que estão a sua volta.
Abel
Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido pela sigla TOC é o que define o coelho. Completamente o oposto de Pooh, Abel é muito organizado, preza pela perfeição e fica muito irritado quando vê algo fora do lugar.
Cristóvão
Sendo o único personagem humano da história, Cristóvão tem traços claros de esquizofrenia. Isso porque, o universo em que vive é fruto de sua imaginação, dando a entender que ele vive em constante negação com o mundo real. O personagem foi inspirado no filho de A.A. Milne, Christopher Robin.