A morte da atriz Elizangela Amaral Vergueiro pegou muitos dos seus fãs e seguidores de surpresa. A artista de 68 anos, famosa por ter trabalhado em diversas novelas da TV Globo como A Dona do Pedaço e Senhora do Destino, deixará saudades. Ela faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, popularmente chamada pelos médicos de PCR.
Elizangela deu entrada no hospital já em estado crítico, após ter sofrido a PCR. Ela foi atendida pelo Samu antes de chegar à unidade, passou por procedimentos diversos, mas não resistiu. A doença que atacou a atriz é silenciosa e perigosa para muitos grupos de risco.
Parada cardiorrespiratória é comum e pode matar instantaneamente
De acordo com informações divulgadas na mídia pela Prefeitura de Guapimirium, Elizangela foi atendida na unidade hospitalar do município. Essa foi a segunda vez que Elizangela foi atendida pelo sistema de saúde público da cidade.
A doença que atacou Elizangela acontece quando o coração do indivíduo para de bater, de acordo com o site da rede de hospitais D’Or. Sua causa é multifatorial como doenças pré-existentes, insuficiência respiratória, envenenamento e choque elétrico.
Tratamento imediato pode salvar vidas de possível vítima
O tratamento imediato pode ser a diferença entre a vida e a morte de quem passa por uma parada cardiorrespiratória. Por meio da massagem cardíaca, os médicos conseguem reanimar o coração do paciente.
O uso desfibrilador pode ser recomendado no procedimento. Após avaliação, pode ser recomendado o transplante de coração.