Mulher de 70 anos é abandonada pelo marido ao descobrir gravidez de gêmeos; bebês nasceram saudáveis

Mulher de Uganda deu à luz a gêmeos aos 70 anos, mas marido a abandonou.

PUBLICIDADE

Muitas mulheres com mais de 30 anos que vão aos médicos falando sobre o desejo de engravidar são orientadas sobre os riscos de uma gestação conforme a idade avança. Por outro lado, com o avanço da ciência e tecnologia, mulheres mais velhas estão conseguindo ser mães.

No Brasil, por exemplo, não são incomuns os casos de mulheres com mais de 40 anos que deram à luz um filho. Entre as famosas, nomes como Viviane Araújo e Dany Bananinha foram mães depois das quatro décadas de vida.

Mãe aos 70 anos

No dia 29 de novembro, um hospital em Uganda anunciou o extraordinário nascimento de gêmeos por meio de um tratamento de fertilização in vitro, realizado com sucesso em uma mulher de 70 anos. Safina Namukwaya deu à luz um menino e uma menina por cesariana, em um centro médico de fertilidade localizado na capital Kampala.

O feito a tornou uma das mulheres mais velhas a vivenciar a maternidade. Namukwaya compartilhou com a mídia local a sensação de que o nascimento dos filhos representou um verdadeiro “milagre”. O hospital expressou seus parabéns e ressaltou o fato de Namukwaya se tornar a mulher mais velha a ser mãe no continente africano. Bebês e mãe estão bem.

Abandonada pelo marido

Este caso evoca memórias de um acontecimento semelhante em 2019, quando uma mulher indiana de 73 anos também deu à luz a gêmeos por meio de um tratamento de fertilização in vitro. Namukwaya compartilhou com o jornal Daily Monitor de Uganda os desafios enfrentados durante a gravidez, revelando que seu parceiro a abandonou ao perceber que ela estava esperando gêmeos.