Na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, uma rua desmoronou neste último domingo (12). E por causa das chuvas, outras regiões estão ameaçadas e muitas famílias terão que deixar suas casas.
Vídeos nas redes sociais mostram a rua que desabou no bairro Piratini. Muitas casas estão parcialmente destruídas e as pessoas não poderão voltar por risco de desabamento.
A prefeitura informou que diversas famílias já haviam deixado suas residências. A Defesa Civil tem trabalhado sem parar desde o início das enchentes e avisou a população da área de risco que estavam correndo perigo.
Centenas de pessoas já deixaram suas casas
Estima-se que mais de 700 pessoas estão desalojadas em Gramado. Muitos foram para as casas de familiares e amigos, mas há dezenas de famílias desabrigadas.
Ponte entre Nova Petrópolis e Caxias colapsando, e asfalto em Nova Petrópolis (cidade anterior a Gramado) cedendo completamente. Caxias com acomodação de terra de madrugada gerando tremor de terra
Feia demais a situação na Serra Gaúcha pic.twitter.com/YT1UOvSang— 🎬 Fábio Rockenbach – A Experiência do Cinema 🧶 (@RockenbachFabio) May 13, 2024
Foi emitido um alerta para evacuação no último sábado (11), em vários pontos de Gramado. Diversos bairros estão sendo monitorados e a cidade já registrou sete óbitos, inclusive uma família morreu soterrada.
🚨BRASIL: Rua desmorona em Gramado, no Rio Grande do Sul, após chuva. Seis bairros da cidade foram evacuados e 974 pessoas estão fora de casa. pic.twitter.com/tgnPY1uhVq
— CHOQUEI (@choquei) May 13, 2024
Tremores de terra durante a madrugada assustou os moradores
Em Caxias do sul, a população agora se preocupa não só com as enchentes, mas também com os tremores de terra. Na madrugada desta segunda-feira (13), muitas pessoas acordaram assustadas e deixaram suas casas por causa dos tremores.
⚠️Oque está acontecendo na serra gaúcha?
Rachaduras aparecessem em todo lugar e Caxias do Sul é acordada por tremores e estouros no solo pic.twitter.com/g69FCmSUoL
— Movimento Gaúcho de Autodeterminação (@MGAoff) May 13, 2024
Com medo de desabamento, muitas famílias não irão voltar para suas residências e estão buscando um abrigo para ficarem. A Defesa Civil já recebeu centenas de ligações e avisou aos moradores de pelo menos quatro bairros, que eles precisam sair dos imóveis urgentemente.