O que pode acontecer com a pessoa que fica segurando os gases: podem surgir sérios problemas

Pelos mais variados motivos, as pessoas muitas vezes precisam segurar os gases, mas isto não é recomendado.

PUBLICIDADE

A formação de gases é algo normal no organismo e, por isso, a liberação deles não deve ser impedida. O problema é que muitas pessoas estão em locais públicos, quando sentem vontade de soltar os gases, então evitam soltá-los.

Geralmente são produzidos 700 ml de gases todos os dias, e a liberação deles é estimulada pelo corpo. Estes gases surgem tanto pela deglutição do ar quanto pela degradação dos alimentos.

As bactérias presentes no intestino são responsáveis pela quebra dos carboidratos de muitos alimentos, e isto gera uma maior produção de gases. Especialistas apontam que segurar estes gases de vez em quando não causa problema, mas fazer isso com frequência é um erro.

Barrar a saída dos gases não é um bom negócio

Quando alguém sempre impede a saída de gases pelo reto, pode acabar sofrendo com cólicas abdominais. Em casos extremos, pode ocorrer uma alteração dos batimentos cardíacos e até uma queda na pressão.

Pode acontecer também da pessoa sentir um estufamento no abdome, quando retém os gases. Eles começam a se movimentar na barriga e acabam causando alguns ruídos.

Excesso de gases pode indicar algum problema sério

Já foi comprovado que quem tem maior dificuldade para evacuar, geralmente apresenta maior volume de gases. E se estas pessoas ficarem segurando os gases, terão sérios problemas.

Uma boa dica para evitar o excesso de gases é ficar atento à alimentação, evitando doces, refrigerantes, e preferindo sempre os alimentos saudáveis. Mas há outras causas, como ansiedade, parasitoses e hérnia de hiato; por isso é sempre bom consultar um médico.