Forte terremoto no Chile afeta o Brasil e causa desespero em moradores de São Paulo

O terremoto foi registrado no Chile e pode ser sentido por moradores da cidade de São Paulo.

PUBLICIDADE

Um forte terremoto atingiu a região norte do Chile, que fica localizado próximo à fronteira com a Argentina e a Bolívia. No mesmo momento, diversos moradores da cidade de São Paulo sentiram os tremores provocados pelo fenômeno.

O terremoto, que chegou à magnitude de 7,3, foi registrado por volta das 22h50, a 126 km de profundidade. As informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Tremores assustou moradores de SP

Moradores de diversos bairros da zona oeste da capital paulista sentiram tremores causados pelo terremoto no país chileno. Alguns moradores ficaram desesperados com a situação e deixaram seus prédios. “Acabou de rolar um terremoto e eu senti, no décimo andar”, comentou um morador da Avenida Paulista.

De acordo com especialistas da USP, não é incomum que tremores originados nos Andes sejam percebidos por quem mora em São Paulo, principalmente em bairros que são mais altos e por residentes de prédios. Esse fenômeno já foi registrado em outras ocasiões no passado. Segundo o instituto, a cidade de São Paulo fica sobre uma bacia sedimentar, o que contribui para a amplificação das ondas sísmicas.

Defesa Civil monitora o fenômeno

A Defesa Civil de São Paulo confirmou a ocorrência de leves tremores em algumas áreas da capital e informou que está monitorando os efeitos do fenômeno. Especialistas ressaltam que esses tremores representam riscos mínimos de danos na capital paulista. No Chile, o presidente Gabriel Boric informou que até o momento não há relatos de danos ou de feridos.