Ovo branco ou vermelho? A diferença entre os dois e qual deve ser consumido no dia a dia

Na hora da compra os consumidores muitas vezes ficam em dúvida sobre qual ovo levar para casa.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas preferem comprar ovos vermelhos em vez de brancos e acreditam que o primeiro tenha mais nutrientes. Há quem ainda garante que os ovos vermelhos são mais saborosos, mas a diferença entre eles não está no sabor.

A crença de que os ovos vermelhos têm mais nutrientes vem do fato de eles terem a casca mais escura. Mas, de acordo com o portal MSN, a pigmentação da casca se deve apenas à raça da galinha.

A Avícola Monte Buey, empresa localizada no México e uma das maiores produtoras de ovos, explicou que as galinhas de penas brancas geralmente põem ovos dessa mesma cor, enquanto as galinhas que têm penas escuras colocam ovos vermelhos na grande maioria das vezes.

Cor da gema não está relacionada à qualidade

Quanto à cor da gema, que pode ter um amarelo mais ou menos intenso, isso vai depender do tipo de milho que as galinhas consomem. A explicação para os ovos vermelhos serem mais caros é que as galinhas de plumagem escura são maiores, comem mais e isso aumenta o custo da produção.

Desta forma, na hora da compra, não há motivos para se preocupar com a cor da casca do ovo. O importante é ter este alimento sempre presente nas refeições.

Benefícios dos ovos

O ovo pode ser consumido nas principais refeições do dia, frito ou cozido, mas também é possível fazer uma saborosa omelete. Este alimento é versátil e está presente em várias receitas.

Entre os benefícios dos ovos estão: faz bem para o cérebro, ajuda na saúde ocular, proporciona maior saciedade e é ótimo para quem tem diabetes. A dica é consumir com moderação, sem se preocupar com a cor da casca.