Os atletas brasileiros que conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris e receberão uma bonificação em dinheiro por isso, terão que pagar impostos à Receita Federal em cima do valor que vai receber do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A judoca Beatriz Souza, que ganhou um ouro individual e um bronze por equipes, totalizando R$ 396,6 mil em bonificações, seria taxada em R$ 109,065 sob as regras atuais, cuja alíquota é de 27,5%. Este assunto está repercutindo nas redes sociais.
Proposta de isenção aos atletas
Nesta segunda-feira (5), o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) apresentou um projeto de lei que visa isentar os atletas que conquistarem medalhas em Jogos Olímpicos da cobrança do imposto de renda sobre a bonificação paga pelo COB, pelo governo federal ou por outros órgãos.
A proposta busca aliviar a carga tributária sobre os prêmios em dinheiro recebidos pelos atletas, recompensando seu esforço e desempenho. O projeto de lei de Luiz Lima, se aprovado, beneficiaria atletas como Beatriz Souza, Rebeca Andrade, Rayssa Leal e todos os medalhistas em Paris, garantindo que a totalidade de suas bonificações permaneça com eles, sem a dedução de impostos.
Medalha não paga impostos
Enquanto são taxados pelos prêmios em dinheiro, os atletas brasileiros ficam isentos de pagar impostos federais sobre as medalhas olímpicas, troféus e outros objetos comemorativos recebidos em eventos esportivos oficiais realizados fora do país. No entanto, o valor monetário dos prêmios ainda está sujeito à tributação.