Isaquias Queiroz, um dos maiores nomes da canoagem brasileira, brilhou mais uma vez nos Jogos Olímpicos de Paris ao conquistar a medalha de prata na prova do C1 1000m da canoagem velocidade. A prova aconteceu nesta sexta-feira (9).
Com esse feito, Isaquias soma agora cinco medalhas olímpicas em sua carreira, igualando-se aos lendários velejadores Torben Grael e Robert Scheidt em termos de conquistas no cenário olímpico. Rebeca Andrade, com seis medalhas, lidera o ranking brasileiro.
Vitória de Isaquias Queiroz
A prova, marcada por uma intensa disputa, viu Isaquias completar o percurso em 3min44s33, tempo que lhe garantiu a segunda posição. Apesar de alcançar um novo recorde olímpico, o brasileiro ficou 1,17 segundos atrás do campeão mundial, o tcheco Martin Fuksa, que terminou a prova com o tempo de 3min43s16 e estabeleceu um novo recorde mundial.
Isaquias, que foi medalhista de ouro em Tóquio 2020, teve uma prova desafiadora. Após uma largada forte, ele caiu para a quarta posição nos primeiros 250 metros e chegou a estar em quinto lugar na reta final. No entanto, em uma arrancada impressionante nos metros finais, ele ultrapassou três competidores e garantiu a prata para o Brasil.
Prêmio pela medalha
Além da glória olímpica, Isaquias será recompensado com uma premiação de R$ 210 mil, valor pago pelo Comitê Olímpico Brasileiro aos medalhistas de prata. No dia anterior à conquista de Isaquias, o presidente Lula assinou uma Medida Provisória que isenta os atletas de pagarem impostos em cima do prêmio recebido.