O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (Partido dos Trabalhadores), reagiu diante da notícia da tragédia da aviação civil registrada na cidade de Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira, dia 09 de agosto. Um avião comercial com 62 pessoas, sendo quatro tripulantes e 58 passageiros, caiu em um condomínio, resultando na morte de todos.
No momento do acidente, Lula estava na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, para a cerimônia de lançamento da Fragata Tamandaré, que equipará a Marinha do Brasil. O presidente da República interrompeu o seu discurso e deu aos presentes a trágica notícia registrada no interior de São Paulo.
Presidente Lula reage diante da notícia de tragédia da aviação civil em São Paulo
O presidente da República pediu que todos se colocassem de pé e exigiu aos presentes que fizessem um minuto de silêncio. Em seguida, Lula comunicou sobre a tragédia aérea registrada naquele momento.
“Primeiro, tenho de ser portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo”, iniciou o chefe do Poder Executivo. “Parece que todos morreram”, acrescentou.
Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. pic.twitter.com/eb47itDbe8
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2024
Governo federal monta comitê de crise
O presidente da República também comunicou a instalação de um comitê de crise para averiguar a tragédia registrada em Vinhedo. Por esse motivo, enviou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para São Paulo, a fim de que colabore diretamente com os trabalhos investigativos.