O acidente de avião em Vinhedo, São Paulo, nesta sexta-feira (09/08), se tornou o quinto desastre aéreo mais mortal da história da aviação no Brasil. A tragédia tirou a vida de dezenas de pessoas, entre elas passageiros e tripulantes.
Até o momento, não há confirmação sobre o que teria causado o acidente que resultou na morte de 61 pessoas, sendo grande parte médicos que viajavam para um congresso. As autoridades competentes irão investigar o caso para descobrir o que aconteceu.
Áudios entre pilotos aponta o que pode ter provocado acidente em Vinhedo
Em áudios trocados entre pilotos de várias regiões do Brasil por meio de grupo de uma rede social, os profissionais expõem um grande problema durante os voos: a presença e uma quantidade considerável de gelo nas nuvens. Uma massa polar com temperaturas muito baixas tem atingido algumas regiões do país.
“Muito gelo hoje, difícil. Nunca vi isso. Inclusive fomos alertados pela academia. Formação severa de gelo, estava mesmo com muito gelo”, diz um dos pilotos por meio do áudio. “Cara, eu vim agora do Mato Grosso para cá. Gelo, mas gelo severo. Gelo, gelo, gelo pra caralho. Esses ATR (modelo do avião) não são bons no gelo”, apontou outro.
Para pilotos com experiência, o avião da Voepass teve uma queda brusca em Vinhedo após perder sustentação, processo conhecido como “Estol”.
Acidente em Vinhedo não teve sobreviventes
O acidente de avião não deixou sobreviventes. Quatro tripulantes e 57 passageiros morreram. A Voepass divulgou um comunicado após a tragédia informando os nomes de todas as vítimas que estavam no voo com destino a Guarulhos (SP). As famílias estão recebendo apoio psicológico nesse momento de dor e luto.