Durante o acidente do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9), muitos dos corpos das vítimas foram encontrados na posição de brace. A posição de brace é uma das medidas de segurança mais ensinadas a passageiros de aviões, sendo especialmente recomendada em situações de emergência.
A posição das vítimas do avião que caiu quando ia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) pode indicar que os psassageiros podem ter sido avisados sobre a queda. Ou, em outra hipótese, os passageiros mesmos perceberam o problema na aeronave e tomaram a atitude de se colocarem na posição de brace.
Posição de brace
O brace consiste em inclinar o corpo para frente, colocando a cabeça entre os joelhos e abraçando as pernas. Essa posição tem como objetivo minimizar os danos durante uma aterrissagem forçada ou uma colisão, protegendo as partes vitais do corpo, como a cabeça e a coluna vertebral.
A posição também pode ajudar a manter a consciência por mais tempo durante o impacto, aumentando as chances de sobrevivência. Em casos de queda abrupta e de uma altura de cerca de 4 mil metros, como aconteceu com o avião da Voepass, esta posição pode ser piuco eficiente devido à violência do impacto.
Diretor do IIRGD falou sobre o caso
Durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), Mauricio Freire, diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, destacou a relevância dessa descoberta. Ele mencionou que a maioria das vítimas foi encontrada com as mãos preservadas, o que indica que muitas delas estavam atentas ao perigo.