Voo 2283: horas antes do acidente, Voepass emitiu documento com itens pendentes de manutenção no avião que caiu

Aeronave que voava de Cascavel para Guarulhos caiu no interior de São Paulo.

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A tragédia do voo 2283, da Voepass, continua repercutindo. O Jornal Nacional, da TV Globo, teve acesso a um documento preocupante nesta quinta-feira (15). O telejornal mais assistido da TV brasileira revelou uma lista de 21 itens de manutenção pendentes no avião ATR-72 que caiu em Vinhedo, São Paulo, na última semana.

O relatório foi emitido às 4h29 do dia 9 de agosto, aproximadamente nove horas antes da queda que resultou na morte de todos os 62 ocupantes da aeronave. O avião havia feito outras viagens naquela sexta-feira e caiu quando partia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).

Documento de manutenção

O documento detalha problemas como a falta de cortinas em janelas, assentos danificados e cintos de segurança sem presilhas. Apesar desses problemas, os investigadores da Aeronáutica afirmaram que nenhum dos itens indicados era suficiente para impedir a aeronave de decolar, embora ressaltassem a importância de tais manutenções para a segurança dos passageiros.

Além dos problemas destacados no documento, outra questão crítica surgiu. Em julho de 2023, a mesma aeronave apresentou falhas repetidas no sistema anti-gelo, um fator que pode ter contribuído significativamente para o acidente que está sendo investigado pelo Senipa.

Sistema anti-gelo

De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, esses problemas no sistema de proteção contra gelo foram registrados em pelo menos três dias diferentes no mês anterior ao acidente. Especialistas têm indicado que o congelamento das superfícies de sustentação, como as asas, pode ter levado à perda de controle do ATR-72 durante o voo. As condições meteorológicas adversas que o avião enfrentou, combinadas com as falhas previamente registradas no sistema anti-gelo, estão sendo investigadas como possíveis causas do acidente que chocou o país.