Um vídeo viralizou recentemente nas redes sociais e muitos internautas acharam curiosa a história de que uma mulher se casou com o sogro após se separar do filho do sujeito. Algumas pessoas até questionaram se esta união poderia ser oficializada ou não.
O homem diz que está casado há seis meses e revela que a mulher na verdade era esposa de seu filho. A mulher então revelou: “Eu era casada com o filho dele. Tive um filho, do filho dele, e hoje estou casada com ele“.
O Código Civil brasileiro não permite enlaces entre pessoas que têm até o terceiro grau de parentesco. Sendo assim, a lei inclui também os filhos dos ex-cônjuges, mesmo que eles tenham sido adotados.
Pais e filhos não podem se casar
No Brasil não é permitido que pais se casem com os filhos, independente de serem biológicos ou adotados. Um caso famoso que repercutiu na mídia foi o da pastora Flordelis, que era mãe de criação de Anderson do Carmo, com quem casou alguns anos depois.
No caso de Flordelis, ela não oficializou a adoção de Anderson, pois se tivesse feito, o casamento não teria validade. E a lei proíbe a união até a terceira geração, ou seja, avós não podem casar com netos e nem bisnetos.
União entre parentes próximos não é oficializada
Casamento entre parentes próximos, de acordo com informações do portal UOL, não são permitidos. Desta forma, sogros e enteados são considerados, pela lei brasileira, como parentes “afins”.
Mas a lei autoriza a união entre cunhados, uma vez que eles não são ascendentes e nem descendentes. O casal que não tem autorização para oficializar a união, constituiu o que é considerado “concubinato”, ou seja, apesar da relação estável, eles não são amparados pela lei.