Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, decidiu adiantar o Natal por lá para o dia 1º de outubro. Nesta última segunda-feira (2), Maduro fez o anúncio quando apresentava o seu programa de auditório.
O líder chavista avisou à plateia: “Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal”. Em seguida, ele explicou que tomou uma decisão em agradecimento ao povo.
“Este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Começa o Natal em 1º de outubro para todos e todas”, avisou. Para finalizar, o presidente venezuelano disse que será um Natal com “paz, felicidade e segurança” para todos.
Presidente da Venezuela já antecipou o Natal outras vezes
Nicolás Maduro tomou esta decisão em um momento em que a Venezuela atravessa uma situação difícil. As eleições presidenciais de julho ainda continuam dando o que falar, pois o resultado tem sido contestado por vários países.
Maduro já antecipou o Natal na Venezuela em outros anos, como em 2020, quando a data foi comemorada em 15 de outubro. Em 2013, passou o Natal para o dia 1º de novembro.
Oposicionista pode ser preso na Venezuela
A oposição contesta a legitimidade da reeleição de Nicolás Maduro. A comunidade internacional também vem questionando o resultado da eleição e exigindo provas de que ele realmente foi escolhido pela maioria para mais um mandato.
E o clima ficou ainda mais tenso no país vizinho após a Procuradoria venezuelana pedir a prisão de Edmundo Gozáles, candidato oposicionista. Gozáles está sendo investigado por alguns supostos crimes e pode acabar atrás das grades.