Sol do apocalipse? Beleza no fim da tarde indica grande risco para as pessoas

O espetáculo visto na hora do por do sol, na verdade, é um alerta para as pessoas.

PUBLICIDADE

O céu ganhou uma coloração alaranjada em muitas regiões do Brasil e, apesar de muitas pessoas acharem bonito, este é um sinal preocupante. Nas redes sociais, muitos internautas compartilham fotos do sol avermelhado ou em um tom mais alaranjado.

Isso ocorre devido à poluição e queimadas, o que muda a coloração do astro, principalmente nas últimas horas da tarde. O espetáculo mostra que é preciso tomar providências e cuidar melhor do planeta.

As queimadas nas regiões da Amazônia, Pantanal e sudeste tem gerado muita poluição atmosférica, podendo trazer problemas respiratórios para muitas pessoas, principalmente idosos e crianças.

Professor explica que ‘beleza’ do sol é um alerta

Em entrevista ao portal UOL, o professor Micael Amore Cecchini, da USP, explicou que o tom alaranjado do sol é devido ao “espalhamento da luz”, devido às partículas de poluição na atmosfera. “O Sol emite luz em todas as cores, mas, ao atravessar a atmosfera, a luz azul é mais dispersa, dando ao céu sua tonalidade habitual“, disse o professor.

Ainda de acordo com Cecchini, o sol aparece geralmente com um tom levemente amarelado, mas com tanta poluição, ele passa a ser visto mais alaranjado. Apesar das queimadas se concentrarem principalmente na Amazônia, vários estados brasileiros estão em alerta.

Queimadas continuam castigando São Paulo e todo país

São Paulo tem enfrentado vários problemas devido às queimadas em vários municípios. Ainda há a questão da fumaça na Amazônia, que é carregada pelo vento até o Sudeste e Centro-Oeste do país.

A poluição no ar traz problemas respiratórios para as pessoas e prejudica até a agricultura devido à redução na intensidade da luz solar. Para o professor da USP, o Brasil precisa encarar o desafio de evitar as queimadas e cuidar melhor do meio-ambiente.