Lutando contra o câncer, Preta Gil não pode mais tomar sol; especialista explica motivo da restrição

A cantora Preta Gil anunciou recentemente que precisou retomar o tratamento contra o câncer.

PUBLICIDADE

A cantora Preta Gil revelou recentemente que o câncer, que estava em remissão, infelizmente acabou retornando. Desta vez, a doença voltou em quatro lugares diferentes. A famosa tem divido com os fãs os detalhes do tratamento. Durante uma dessas conversas com os internautas, a artista disse que não pode tomar sol.

O fato acabou despertando a curiosidade de muitas pessoas que não entenderam o motivo. Uma especialista em oncologia conversou com o portal Leo Dias e abordou o assunto. A profissional da área disse o motivo da artista não poder tomar mais sol. Em sua rede social Preta Gil abriu o coração sobre a reabilitação.

“Agora não posso mais tomar sol, tenho que ficar com protetor solar o dia todo em casa, no rosto, no corpo, tentar usar manga comprida”, explicou a famosa. A artista tem sido um exemplo de perseverança e resiliência ao enfrentar o tratamento

Especialista explica motivo da cantora Preta Gil não poder tomar sol

De acordo com a oncohematologista Rita de Cássia Rosário Carvalho, a pessoa que é submetida a esse tipo de tratamento fica com a pele mais sensível. Isso pode acabar acarretando um maior risco de queimaduras solares, mesmo que o paciente se exponha de forma moderada ao sol.

Algumas medicações usadas durante o tratamento oncológico pode agredir o tecido da pele. A especialista explica que apresentar a pele sensível e irritada é algo comum em paciente. “Quimio, radio e medicações podem ocasionar vermelhidão, ressecamento, coceira, irritação, descamação e como já disse, sensibilização da pele”, frisou a profissional.

Paciente precisa manter restrição após fim do tratamento

Ela ainda disse que em algumas situações o paciente pode ficar com a pele escurecida. Por esse motivo, é importante ter uma alta proteção até um ano após finalizar a radioterapia. A sensibilidade vai variar de pessoa para pessoa, mas a maior parte dos remédios que são usados na quimioterapia são fotossensíveis.