Áudio da torre de controle mostra que piloto relatou pane antes de avião cair em ponto de ônibus de Teresina

A aeronave estava sendo pilotada por um médico. Ele tentou fazer um pouso forçado após pane no motor.

PUBLICIDADE

Neste domingo (8), um avião de pequeno porte caiu em um ponto de ônibus na BR-316, em Teresina, resultando em dois feridos. Durante a queda, a aeronave colidiu com uma moto e uma van enquanto sobrevoava o bairro Lourival Parente.

O piloto da aeronave era o neurocirurgião Jacinto Lay, que foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Urgência da capital piauiense e logo depois transferido para um hospital particular.

Pessoas que estavam na BR-316 ficaram feridas

A mulher que pilotava a moto, Keiliane Pereira dos Santos, foi atingida possivelmente pela asa da aeronave durante a queda. Até o momento não há informações sobre seu estado de saúde.

Na van, que também sofreu impacto com o avião, estavam o José Ribamar Furtado do Nascimento, que era o motorista do veículo, sua esposa e seus dois netos. Alguns ocupantes da van tiveram apenas ferimentos leves.

Em um áudio registrado pela Torre de Controle Aéreo de Teresina, mostram que o médico relatou uma falha mecânica no avião e comunicou a necessidade de realizar um pouso de emergência no “setor sierra”. O controlador de tráfego aéreo questiona se a aeronave seria capaz de retornar ao local de decolagem, mas o piloto responde negativamente, indicando que não seria possível.

Piloto relata pane no motor

Em determinado momento do áudio, o piloto diz que sofreu “perda de hélice”. O termo refere-se a uma falha no motor da aeronave, resultando na parada da hélice. Isso indica uma pane grave que compromete o funcionamento do avião.