Antes da queda do avião da Voepass no interior de São Paulo, os pilotos identificaram uma falha no sistema responsável por eliminar o gelo acumulado nas asas da aeronave. Esse dispositivo, conhecido como de-icing, é essencial para garantir que o acúmulo de gelo não afete a capacidade de voo.
De acordo com o relatório da Aeronáutica, a primeira menção ao problema ocorreu logo após a decolagem, quando um dos tripulantes alertou sobre o mau funcionamento do equipamento. Com 17 minutos de voo, o sistema foi desligado e só voltou a ser acionado mais de uma hora depois.
Emergência não foi acionada pelos pilotos
Com o gelo se acumulando e a velocidade da aeronave caindo, as condições de voo tornaram-se cada vez mais críticas. No período em que o sistema contra gelo ficou desligado, cinco alertas foram emitidos. Os pilotos não acionaram emergência em momento algum.
O único pedido para baixar a altitude da aeronave aconteceu devido à aproximação para pouso e não por causa de algum problema identificado pelos pilotos. A aeronave perdeu totalmente a sustenção e entrou em estol quando foi autorizada a fazer uma curva para o lado direito.
Cenipa deve divulgar relatório final no ano que vem
A Aeronáutica continuará a investigar o impacto desse problema técnico na queda da aeronave. O relatório final poderá trazer mais detalhes sobre o que levou à decisão de desligar o sistema de degelo em momentos cruciais, bem como as possíveis falhas de comunicação que podem ter ocorrido entre os tripulantes durante o voo.