Uma nova frente fria chegou ao Sul do Brasil na quarta-feira (11), trazendo chuva e queda nas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina devem enfrentar temporais.
A previsão para estes estados é de até 50 milímetros de chuva e ventos fortes, que podem atingir até 60 km/h. Essa frente fria, embora atinja a região Sul, não será suficientemente forte para quebrar o bloqueio atmosférico que tem causado altas temperaturas em várias partes do país.
Boa notícia não é para todo o Brasil
Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que inibem a formação de nuvens de chuva e dificultam o avanço de frentes frias para o interior do Brasil, o que tem mantido o calor intenso. O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, falou sobre a situação em entrevista ao g1.
O profissional destacou que a nova frente fria será eficaz em amenizar a onda de calor, especialmente nas regiões Sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul, trazendo alívio para essas áreas que enfrentavam temperaturas elevadas nas últimas semanas. Outras regiões, porém, devem continuar sob o forte calor.
Calor intenso tem atingido todo o Brasil
Nas últimas semanas, o brasileiro tem sofrido com o calor intenso e com o ar poluído em boa parte do país devido aos incêndios florestais que acontecem por toda a parte. Neste período, a recomendação é que a população se mantenha hidratada e evite praticas esportivas no período da tarde.