Prestador de serviços: o que considerar ao contratar um?

A chave para a escolha certa: dicas essenciais na contratação de um prestador de serviços.

PUBLICIDADE

Contratar um prestador de serviço é um desafio para muitas empresas quando se trata de qualidade, segurança e cumprimento de prazos.

Quando você busca por nomes, precisa entender a qualificação e o que dizem sobre o perfil do responsável pelo trabalho, entre outros aspectos, a fim de se proteger e garantir um bom serviço.

Dessa forma, se evita problemas e desentendimentos, que podem causar grandes transtornos. Neste artigo, vamos te ajudar a encontrar os melhores prestadores de serviços com dicas muito valiosas. Veja!

O que verificar ao contratar um prestador de serviços?

Um bom prestador de serviços pode se tratar de uma empresa ou de um único indivíduo especializado em uma prática específica, a fim de realizar trabalhos mediante uma contratação, atendendo prazos e cobrando valores justos, além de alta qualidade no trabalho.

Porém, é fundamental considerar diversos fatores ao se contratar um, e assim escolher um de confiança e qualificado para atender as suas necessidades.

Para isso, considere as seguintes dicas e evite situações problemáticas:

Analise o conhecimento técnico do profissional

O primeiro contato com este profissional precisa ser feito com a intenção de tirar dúvidas a respeito dos conhecimentos que ele possui e quanto à sua capacidade de atender às suas necessidades.

Peça por seu portfólio e cheque se o trabalho conduzido agradou os clientes anteriores, se é um nome forte no mercado e os diferenciais apresentados.

Busque saber sobre a reputação do prestador no mercado

Ao longo de sua pesquisa, procure verificar informações sobre a credibilidade do profissional, se ele é bem recomendado por quem recebeu seus serviços anteriormente e se conta com boas avaliações.

Caso você queira saber mais a respeito do perfil do prestador, verifique se existem processos judiciais, entre outras informações, por entregar um trabalho de má qualidade. Consulte CPFs ou CNPJs de prestadores de serviços com a intenção de analisar se o prestador é de confiança ou se é muito problemático.

Assim, você terá acesso a um relatório financeiro sobre as pendências, antes de assinar o contrato e poderá evitar possíveis dores de cabeça. O mercado é muito abrangente e ter cuidado com o prestador de serviço a ser contratado é fundamental.

Procure saber da qualidade dos serviços e não apenas do preço

O valor é uma questão que não deve ser esquecida, porém, você precisa analisar também se realmente é de boa qualidade.

Preços muito abaixo do normal tendem a entregar uma mensagem clara de que o prestador começou recentemente no ramo ou que presta um serviço de má qualidade. Então tenha cuidado!

Desconfie de promoções que sejam de um valor muito abaixo do praticado no mercado. Coloque na balança e tente refletir sobre o custo-benefício do serviço, se realmente vale a pena ou não.

Compare orçamentos

Procure sempre ter mais de duas opções de prestadores disponíveis, pois você os compara sobre o que realizam no ofício, valores e qual deles pode se tornar a melhor escolha no final.

A sua escolha reflete diretamente na qualidade final do projeto. Dessa forma, não tenha pressa e não possua incertezas, tenha confiança sobre o que decidir e inicie o contato.

Realize a negociação por e-mail

Ao decidir por qual prestador optar, é recomendado que a negociação seja documentada por e-mail. Especifique o que precisa com clareza e inclua todos os dados importantes da negociação, além de pedir confirmação pelo prestador sobre essa demanda.

O diálogo com o prestador deve resultar em um acordo em que todos estejam satisfeitos e concordem com as condições.

Com o registro em e-mail, você tem cria prova do que foi acordado, para se proteger caso precise.

Exija o contrato de prestação de serviços

Nunca feche o negócio sem ter o contrato em mãos e devidamente assinado. Exija esse documento redigido adequadamente, completo e com os dados dialogados ao longo do contato. Nele deve constar:

  • Nomes, assinaturas das partes e testemunhas;
  • Informações completas sobre o serviço a ser feito;
  • Métodos de pagamento e prazos;
  • Indenização à empresa e como pode ser praticada;
  • Seguro e as respectivas obrigações das partes;
  • Defina exclusividade, onde o contratante não pode atuar em locais diferentes pelo tempo de duração previsto para o serviço;
  • Correção de produto ou serviço defeituoso;
  • Resolução de litígios: maneiras de lidar com disputas, se necessário;
  • Finalização de contrato: determina o prazo de conclusão.

Essas informações são obrigatórias em todos os contratos, portanto, estude-o antes de assiná-lo, se for preciso.

O contrato é a prova física de que houve um acordo entre as partes e, se você tiver de recorrer à justiça por qualquer motivo, uma resolução será mais eficiente a partir dele. E claro, deve ser assinado por ambas as partes.

Monitore a realização do serviço

Acompanhe o trabalho do começo ao fim e questione sobre determinados comportamentos neste processo, como as faltas não combinadas ou a demora na realização. Observe se tudo está conforme o solicitado ou se há modificações não acordadas.

Ao perceber que o trabalho não é realizado como esperado, converse com o prestador e saiba o motivo para haver atrasos ou pausas. O ideal é que você esteja em contato frequente para saber sobre o andamento do serviço e se há dificuldades na realização.

Avalie os métodos de pagamento

No contrato deve haver informações completas sobre as datas de pagamento, métodos e valores, que sejam claros à empresa prestadora ou pessoa.

Tenha em vista que os depósitos acontecem da seguinte forma:

  • Taxa horária ou diária: o contrato deve especificar a quantidade de horas para receber e a quantidade de dias;
  • Pagamentos por parcelas: deve ser claro em quantas parcelas acontecerão os pagamentos;
  • Depósito no início e final do serviço: possibilita custear materiais no início e finalizar os pagamentos após a conclusão prometida.

Essas informações bem especificadas no contrato auxiliam a companhia a entregar o prometido no prazo certo e assim evitam-se divergências de informações.

Com as dicas apresentadas, você sabe o que fazer para evitar problemas sérios com um prestador de serviço. Não deixe a criteriosidade de lado, pois é o método mais seguro que você possui para garantir uma boa contratação. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!