Após a polêmica agressão a Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura, José Luiz Datena (PSDB) comentou sobre o ocorrido ao deixar o local. Visivelmente abalado, o apresentador afirmou que perdeu a cabeça ao se lembrar de um momento traumático: a morte de sua sogra.
O falecimento teria ocorrido logo após a denúncia de um suposto assédio sexual contra o jornalista. Segundo Datena, esse episódio o marcou profundamente e foi decisivo para sua reação intempestiva durante o debate. Marçal citou o caso do assédio e isso descontrolou Datena.
Datena falou sobre a morte da sogra
Datena explicou que a sogra sofreu o primeiro de uma série de AVCs logo após saber sobre as acusações, o que, em sua opinião, contribuiu diretamente para seu falecimento. Ele declarou que não escolhe momentos de emoção e que, ao se lembrar desse episódio, não conseguiu controlar suas emoções.
“Eu lembrei da minha sogra morrendo ali nos braços da minha mulher”, disse, revelando o impacto pessoal que a situação teve em sua vida. O apresentador também admitiu que poderia ter simplesmente abandonado o debate e ido para casa, mas suas emoções foram mais fortes.
Datena reconhece erro
Datena reconheceu que sua reação foi exagerada, mas justificou que o acúmulo de tensão ao longo dos anos, somado à lembrança da morte da sogra, o levou a agir de forma impensada. “Tô errado? Tô. Mas fazer o quê? Já foi”, concluiu, sinalizando que o ocorrido foi uma resposta emocional difícil de controlar, mesmo reconhecendo o erro.