Mulher de 29 anos não consegue criar conta em banco por ser considerada bonita demais: ‘nunca imaginei’

Eduarda Jochims não conseguiu passar pelo reconhecimento facial, pois o sistema identificou que o seu rosto seria de uma inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Eduarda Jochims, de 29 anos, enfrentou um obstáculo inusitado ao tentar abrir uma conta bancária por meio de um aplicativo. Mesmo estando com o nome limpo, a solicitação da influenciadora digital foi recusada pela instituição financeira, o que a surpreendeu.

Diante da situação, a jovem ligou para a central de atendimento do banco e ficou surpresa com o motivo da recusa. Segundo a atendente, o sistema de reconhecimento facial, operado de forma automática, identificou sua imagem como se fosse criada por inteligência artificial.

Bonita demais, influenciadora digital não consegue abrir conta em banco

A atendente chegou a brincar com Eduarda, dizendo que ela era bonita demaispara ser considerada uma pessoa real. Após a explicação, a criadora de conteúdo tentou mais duas vezes abrir a conta, novamente sem sucesso.

“Achei estranho porque não tenho restrição, meu nome está limpo. Quando liguei para o banco descobri que o sistema achou que a foto foi gerada por inteligência artificial. A atendente ainda brincou que eu era bonita demais para ser verdade. Caí na risada”, relatou.

Eduarda Jochims já enfrentou outros dilemas por ser bonita demais

O problema com o banco não foi o primeiro que Eduarda enfrentou. A influenciadora revelou que perdeu o acesso ao seu primeiro perfil no Instagram e entrou em contato com a plataforma para recuperá-lo. Durante o procedimento de reconhecimento facial, houve outra recusa, sob a mesma justificativa de que seu rosto parecia gerado por inteligência artificial.

“Perdi a conta para sempre. Chegou uma notificação dizendo que se tratava de inteligência artificial. Mas não era. Nunca imaginei que a minha aparência pudesse causar transtornos assim”, lamentou.