Palestrante causa polêmica em universidade federal; ela subiu na mesa e mostrou o que não devia

Situação ocorrida na Universidade Federal do Maranhã repercute negativamente nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Uma apresentação erótica realizada por Tertuliana Lustosa, a historiadora trans e também cantora a banda As Travestis, gerou polêmica na Universidade Federal do Maranhão, na quinta-feira (17). Durante uma palestra no 1º Encontro de Gênero, a artista chamou a atenção ao subir em uma cadeira e expor suas partes íntimas, culminando em uma frase provocativa sobre “educar com o c*”.

A cena, que foi gravada em vídeo, rapidamente se espalhou pelas redes sociais, provocando reações adversas. A palestra foi parte de um evento acadêmico que discutia temas relacionados ao gênero e suas diversas manifestações na sociedade contemporânea.

Universidade se manifesta

A UFMA declarou que está averiguando o ocorrido e se comprometeu a ouvir todas as partes envolvidas antes de tomar qualquer decisão. A artista expressou sua gratidão nas redes sociais pelo convite para participar do evento e fez um apelo para que as pessoas compreendam a importância de espaços universitários como locais de diversidade e pluralidade de saberes.

Em seu post, Tertuliana destacou que a universidade deve ser um ambiente aberto a múltiplas formas de conhecimento, inclusive aquelas que são consideradas controversas ou proibidões. Nas redes sociais, porém, a reação do público foi de que a situação pegou muito mal.

Reação nas redes sociais

O apresentador Luiz Bacci compartilhou o vídeo em suas redes sociais e centenas de comentários foram feitos. “Que tristeza nosso Brasil virou”, comentou uma internauta. “Federal virou quartel de militante”, disparou mais uma pessoa.