O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 78 anos, sofreu um acidente doméstico no sábado (19), no Palácio da Alvorada, em Brasília. Lula caiu em um banheiro enquanto se levantava de um banquinho, resultando em um corte na parte de trás da cabeça. Após o incidente, o presidente foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês de Brasília, onde passou por exames para avaliar a gravidade do ferimento.
De acordo com o boletim médico, Lula sofreu um ferimento “corto contuso em região occipital” e, embora os exames iniciais não tenham detectado problemas graves, ele permanecerá em acompanhamento por sua equipe médica. A recomendação é que o presidente evite viagens de longa duração, especialmente aéreas, por precaução, enquanto seu estado de saúde é monitorado.
Lula não viajou para a Rússia
O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, viajou de São Paulo para Brasília no domingo (20) para examinar o presidente e reforçou a necessidade de cautela. Por conta disso, a viagem de Lula à Rússia, que estava programada para os próximos dias, foi cancelada. A decisão foi tomada como medida preventiva, uma vez que a recomendação médica é evitar deslocamentos prolongados, mesmo que o quadro clínico esteja controlado.
Apesar do incidente, Lula segue liberado para desempenhar suas funções como presidente, embora de forma cautelosa. A equipe médica ressaltou que a observação por mais alguns dias é necessária para garantir que não surjam complicações tardias, como coágulos, que podem ocorrer em casos de pancadas na cabeça, especialmente em pessoas da faixa etária de Lula.
Riscos
Alguns objetos colocam em risco a integridade física de pessoas idosas e o banquinho é uma delas, especialmente quando ele é usado para alcançar coisas que estão no alto. Não foi o caso do acidente de Lula, mas outro problema do banquinho – e de cadeiras – é que pode deslizar no momento em que a pessoa se senta e causar uma queda. Tapetes, brinquedos espalhados pelo chão, desníveis, degraus, pisos escorregadios são alguns dos causadores dos acidentes em idosos.