A Fazenda: atitude de Gilsão após fala de Sacha chama atenção e gera debate na web; ele teria chorado escondido

Briga em A Fazenda expõe discussão sobre capacitismo e provoca forte reação do público.

PUBLICIDADE

A 16º edição de A Fazenda tem dado o que falar. Na última segunda-feira (21), uma nova polêmica tomou conta do reality show quando Sidney Sampaio confrontou Sacha Bali, acusando-o de ser capacitista. A discussão começou de forma acalorada, mas o que mais chamou atenção foi a reação de Gilsão, que ficou profundamente abalado com a situação e se isolou no banheiro para chorar.

Segundo Babi Muniz, Gilsão teria se sensibilizado, pois tem familiares com deficiência, o que tornou a acusação ainda mais dolorosa para ele. Ele confirmou posteriormente que essa questão é muito pessoal, devido à experiência que vive dentro de sua família.

Equipe de Gilson de Oliveira se pronuncia sobre o caso

O capacitismo, que foi o centro da discussão, é um tipo de preconceito direcionado a pessoas com deficiência, no qual suas capacidades são questionadas ou diminuídas sem o real conhecimento da situação. A equipe de Gilsão se posicionou rapidamente nas redes sociais, e através de uma nota explicou o que aconteceu e condenou as atitudes de Sacha.

O comunicado também reafirmou que Gilsão tem dois irmãos com deficiência: um com retardo mental e outro com inúmeros problemas de saúde desde a infância. A equipe também lamentou as falas de Sacha e esclareceu que o preconceito contra pessoas com deficiência caracterizam crime de discriminação, que pode acarretar penas de reclusão e multa.

Internautas reagem à reação de Gilson

Entendendo a importância de pautas delicadas como o preconceito contra pessoas com deficiência, o público não deixou de relembrar algumas declarações controversas feitas pelo próprio Gilsão em outros momentos.

Muitos internautas cobraram que ele pedisse desculpas por comentários considerados homofóbicos direcionados a Yuri, quando o chamou de “mocinha”. Outros também questionaram a forma agressiva com que ele se referiu a outra peoa, usando termos ofensivos.