Os indícios de que estamos consumindo muito açúcar são muito parecidos com os causados pelo vício em drogas. Isso acaba se intensificando com o tempo, pois quase todos os alimentos processados contêm a substância em sua composição.
O açúcar pode ser extremamente prejudicial, especialmente para as pessoas que desenvolvem tolerância. Quando procuramos um profissional de nutrição ou um treinador físico, a primeira recomendação é para evitar seu consumo. A questão não está somente ligada ao aumento de peso, mas também existem alguns impactos negativos em outros aspectos ligados ao funcionamento do corpo.
Contudo, nem sempre percebemos o impacto negativo que o excesso de açúcar pode ter em nosso organismo. Geralmente, as pessoas pensam somente no diabetes, como doença associada ao excesso de açúcar. É preciso ressaltar que existem outros efeitos secundários antes de um indivíduo se tornar diabético. Veja abaixo os sintomas que indicam que você está ingerindo muito açúcar.
Cansaço
Sentir que está sempre esgotado fisicamente pode ter uma relação com o consumo de açúcar. Muitas pessoas acabam recorrendo ao uso de refrigerantes de cola e estimulantes que costumam possuir alto índice de açúcar em sua composição. Caso precise de algo para dar energia, a dica é tomar café com adoçante.
Ansiedade por ingerir mais doce
O açúcar é viciante e, por esse motivo, notar pensamentos frequentes com alimentos doces é indício de estar ingerindo muito açúcar. Neste caso, você pode estar criando uma relação de dependência. Vale frisar que alguns alimentos inimagináveis, como carne processada e frios, possuem açúcar em sua composição.
Alteração de humor
Quanto maior a ingestão de açúcar, mais vontade você vai ter. Portanto, quando a pessoa fica sem comer o doce, a tendência é que fique de mau-humor. Pode chegar um determinado momento que esse sinal acaba associado a qualquer alimento.
Ganho de peso
Após obter a quantidade de açúcar necessária para o funcionamento dos órgãos, o corpo vai metabolizar o restante em forma de gordura.
Pele fraca
Para digerir o açúcar, o corpo precisa de insulina. Muitas pessoas acabam apresentando sensibilidade à substância. Desta maneira, a pele pode começar a ficar seca e a descamar.
Aumento da pressão arterial
Além do sal, o consumo de açúcar também não é bom para os hipertensos. O açúcar exige um esforço cardíaco maior para ser metabolizado, segundo alguns estudos.
O ideal para manter a saúde é ter equilíbrio na dieta. É importante aliar uma alimentação saudável a atividade física. Caso perceba alguns desses sinais, busque ajuda profissional para uma avaliação.