Após atitude do governo brasileiro, Polícia Nacional da Venezuela posta foto de Lula e faz ameaça: ‘Se dá mal’

A publicação nas redes sociais mostra uma foto embaçada do presidente Lula e da bandeira brasileira.

PUBLICIDADE

A Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela divulgou nesta quinta-feira (31), uma imagem nas redes sociais que soa como uma ameaça direcionada ao Brasil. A publicação exibe o rosto do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma imagem desfocada, com a bandeira do Brasil ao fundo. 

Acompanhando a imagem, a legenda dizia que o país venezuelano é independente, livre e soberano, e que não aceitariam chantagens de ninguém. “Estamos destinados a vencer”, concluiu o post.

Venezuela faz ameaça

Além da foto embaçada de Lula e da bandeira do Brasil, a imagem da publicação da Polícia da Venezuela acrescenta uma frase ameaçadora: “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”. As tensões entre os dois países começaram após as eleições de julho, quando o Brasil se recusou a reconhecer a vitória de Nicolás Maduro, alegando suspeitas de fraude. 

Recentemente, o atrito entre Brasil e Venezuela se intensificou ainda mais, após a decisão brasileira de vetar a entrada da Venezuela no grupo dos Brics, que agora conta com os países Brasil, Índia, Rússia, China, Etiópia, África do Sul, Irã, Emirados Árabes e Egito. A adesão de novos membros ao bloco requer unanimidade, o que não ocorreu no caso venezuelano.

Em resposta, na última quarta-feira (31), o governo venezuelano chamou o encarregado de negócios brasileiro para uma reunião de protesto e convocou o embaixador Manuel Vadell, que está em Brasília, para consultas em Caracas.

Venezuela repudia declaração de assessor brasileiro

O governo da Venezuela também emitiu uma nota oficial repudiando declarações do Assessor Especial para Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim. Segundo o documento, Amorim age como um “porta-voz do imperialismo norte-americano”, postura considerada inaceitável pelas autoridades venezuelanas.