Ex-esposa de autor de explosões em frente ao STF diz o que ninguém sabia: ‘matar o…’

Mulher conversou com Francisco Wanderley Luiz antes do atentado.

PUBLICIDADE

A Polícia Federal obteve novas informações sobre o atentado realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, através do depoimento de Daiane, ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, autor da explosão. Em declaração informal aos agentes, Daiane revelou que Wanderley planejava algo.

Ele queria, segundo a ex-esposa, “matar o ministro Alexandre de Moraes e quem mais estivesse junto” na hora do atentado. Ela afirmou que o ex-marido chegou a realizar buscas na internet para elaborar o ataque, evidenciando uma preparação cuidadosa.

Ex-esposa falou sobre conversa com Francisco

Daiane relatou que ao se deparar com as pesquisas, questionou Wanderley sobre seus planos: “Você vai mesmo fazer essa loucura?” . Apesar de sua incredulidade, ela não conseguiu evitar que o ex-companheiro seguisse com o atentado.

A Polícia Federal agora investiga os laços do criminoso com grupos radicais, dado que ele participava de círculos com ideologias extremistas e isso pode ter influenciado suas intenções e ações. A PF segue coletando mais informações para esclarecer o ataque e compreender melhor os possíveis vínculos de Wanderley com grupos extremistas.

Quem foi o autor das explosões

Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, já era conhecido pelas ameaças contra ministros do STF e outras figuras públicas, especialmente nas redes sociais. Ele tentou uma candidatura a vereador em 2020 pelo PL de Santa Catarina, partido ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo documentos da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wanderley manifestava opiniões inflamadas e ameaçadoras com frequência.