Dois aviões da Latam colidiram durante o taxiamento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (3). O incidente ocorreu quando a asa de uma das aeronaves atingiu a parte traseira de outra, que iniciava o procedimento de pushback. Nenhum dos passageiros ou tripulantes sofreu ferimentos.
Entre os passageiros estava o deputado federal Paulinho da Força, que relatou o ocorrido nas redes sociais. O parlamentar compartilhou o momento em que o comandante informou a cabine sobre a colisão, explicando que seria necessário retornar para inspeções de segurança. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, também estava a bordo.
Latam emitiu nota oficial
A Latam confirmou o incidente e destacou que a segurança dos passageiros e tripulantes não foi comprometida. Ambas as aeronaves foram retiradas de operação para inspeção técnica, e os passageiros foram realocados em outros voos da companhia.
https://twitter.com/portaoum/status/1863970297373769889
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou as investigações para apurar as causas da colisão. A companhia aérea informou que está colaborando com o órgão responsável para esclarecer os detalhes do episódio.
Dois aviões se chocaram enquanto taxiavam no Aeroporto de Congonhas, na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro. Um dos aviões, da Latam, iria de São Paulo para Brasília. pic.twitter.com/XgjfaYH0oy
— Popular News (@LevySallahK) December 3, 2024
Batida entre aviões reforçam importância de protocolos de segurança
Casos como este destacam a importância dos protocolos rigorosos na aviação para garantir a segurança em todas as fases do voo, desde o taxiamento até quando o avião esta em voo de cruzeiro. A Latam reiterou seu compromisso com a segurança e transparência nas operações por meio da nota que emitiu.