O que é trepanação? Lula passou por procedimento em hospital de São Paulo

Presidente da República foi internado depois de sentir fortes dores de cabeça.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) para drenagem de uma hemorragia intracraniana. Segundo informações médicas, a condição está associada a uma queda sofrida pelo presidente em outubro, quando ele bateu a nuca no banheiro de sua residência oficial. Na época, Lula precisou de cinco pontos na região.

Lula relatou fortes dores de cabeça, o que o levou a buscar atendimento médico. Após a realização de exames, foi identificada a presença de um hematoma entre o cérebro e a membrana meníngea. Especialistas explicam que esse tipo de sangramento pode ser classificado em quatro categorias, como subdural e epidural, dependendo da localização.

Lula passou por trepanação

O presidente Lula passou por um procedimento chamado trepanação, que consiste discretas perfurações no osso do crânio para “sugar” o sangue do hematoma. O boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, onde o presidente foi tratado, informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e que Lula está se recuperando bem.

Ele permanece sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conversando normalmente e se alimentando. Roberto Kalil, médico da equipe que acompanha o presidente, destacou que ele acordou pouco após a cirurgia e foi extubado com sucesso. Segundo o especialista, a recuperação inicial tem sido satisfatória, mas Lula deverá permanecer em acompanhamento nos próximos dias para garantir sua completa recuperação.

Traumas na cabeça podem ser graves

A situação chama atenção para a gravidade de traumas na cabeça, que podem gerar complicações tardias, como aconteceu com o presidente. A agenda oficial de Lula deve ser reavaliada conforme o avanço de sua recuperação nos próximos dias.