Lula ainda está na UTI e médicos atualizam estado de saúde do presidente: ‘Praticamente’

Médicos dão coletiva de imprensa sobre estado de saúde de Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE

Em uma coletiva de imprensa feita no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, médicos falaram sobre o estado de saúde de Luiz Inácio Lula da Silva, que está hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ser submetido a uma cirurgia de emergência.

Lula foi diagnosticado com uma hemorragia intracraniana depois de sentir fortes dores de cabeça, que resultaram de uma queda que aconteceu em outubro. A cirurgia, ocorrida na madrugada desta terça-feira (10), envolveu a drenagem do hematoma para diminuir a pressão no cérebro.

Estado de saúde de Lula

Conforme dito pelo Dr. Roberto Kalil Filho, o presidente permanece sobre observação intensiva e complementou: “praticamente acordado e conversando normalmente”. A equipe médica comentou que não há lesões no cérebro e que Luiz Inácio Lula da Silva deve voltar a Brasília no início da próxima semana, a depender de sua recuperação.

A equipe de médicos, liderada pelo Dr. Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio, ainda explicou que o procedimento cirúrgico foi realizado sem intercorrências e que ele se encontra em boas condições. O presidente está consciente, sendo monitorado na UTI.

Lula continua na UTI após cirurgia às pressas

Os médicos aproveitaram para destacar que Lula deve continuar na UTI por pelo menos 48 horas para assegurar que sua recuperação continue sem qualquer complicação. A equipe também mencionou que uma nova atualização sobre o estado de saúde será emitida em breve.

Além disso, foi divulgado que o presidente deve despertar em poucas horas e que a equipe de médicos está satisfeita com a recuperação até o momento. A equipe ainda  reforçou que a operação foi necessária para estancar a hemorragia no cérebro e que o presidente está respondendo bem.