Crianças que foram ‘mimadas’ tendem a apresentar essas 7 características na fase adulta; diz psicologia

Problemas que aconteceram na infância podem impactar negativamente a fase adulta.

PUBLICIDADE

Infâncias complicadas podem fazer com que as pessoas apresentem comportamentos ruins na fase adulta. Estudiosos da Psychology Corner abordaram o tema e revelaram algumas características que podem estar relacionadas com o fato de se tornarem indivíduos antipáticos. Situações de abandono e crianças que foram mimadas de forma excessiva pelos familiares podem se enquadrar nesse tipo de situação.

Portanto, os pais e responsáveis precisam estar atentos ao educar os filhos. De acordo com alguns profissionais da psicologia, há algumas características de um adulto que podem ser derivados da forma que a família criou a criança. Vale ressaltar a importância de corrigir atitudes ruins dos pequenos para que eles se tornem adultos melhores.

Veja abaixo as atitudes que os pais devem observar e corrigir para evitar comportamentos negativos no futuro.

Egoísmo

Apesar de ser comum o egoísmo em certas fases do desenvolvimento, esse comportamento não é considerado apropriado a partir dos seis anos. Isso pode ser muito prejudicial para eles no futuro. Vale ressaltar que costuma ser uma característica de crianças que foram mimados. Portanto, o ideal é não dar tudo que eles desejam.

Falta de empatia

Isso não quer dizer que eles não possam ser pessoas gentis, mas que apenas não possuem empatia pelo próximo. É necessário auxiliar as crianças desde cedo a cultivar uma comunicação assertiva, para que desenvolvam a habilidade de saber se colocar no lugar do outro.

Impulsividade

Não é algo negativo, porém pode se tornar algo ruim quando leva a ter decisões erradas. Os profissionais da área relacionam isso ao egoísmo. Por esse motivo, o ideal é ensinar gratificação diferida. Significa adiar uma recompensa pequena no presente para algo maior no futuro.

Indisciplina

Os pequenos necessitam de ter uma rotina e regras. Desta maneira, eles vão aprender a ter uma vida organizada e com disciplina desde cedo.

Incapacidade de gerenciar conflitos

Dificuldade em enfrentar conflitos pode ser algo ruim. Ter uma boa comunicação é extremamente importante. Isso vai ajudar a criança a expressar melhor seu ponto de vista. Essa atitude vai ajudar as crianças a lidar com os problemas sozinho, ou ao menos, a não fugir deles.

Falta de educação

Ensinar coisas simples como pedir por favor e dizer “obrigado” é necessário desde cedo. Eles vão aprender a ter respeito e educação com pessoas conhecidas ou não. Crianças que não são educadas desta maneira podem apresentar atitude autoritária na fase adulta, mesmo que seja de forma inconsciente.

Intransigência

Adultos que não tem capacidade de mudar posicionamento mesmo estando errados podem ter essa característica por causa da criação na infância. Por esse motivo, os especialistas falam sobre a importância de ensinar as crianças a se comunicarem de maneira correta e não ter medo de mudar de opinião.

Vale ressaltar que corrigir essas atitudes requer muita paciência. Em alguns casos, os pais ou responsáveis podem precisar de ajuda profissional.