De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, o consumo de panetone pode gerar resultados positivos no teste do bafômetro. O Detran-GO informou que se trata de um efeito temporário e sem absorção significativa de álcool pelo organismo.
A informação veio acompanhada de uma campanha educativa nas redes sociais do órgão. O objetivo é conscientizar motoristas sobre os riscos de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.
“O panetone está liberado, mas se beber não dirija”, destacou a publicação do Detran-GO. A entidade explicou que o álcool presente no panetone fica apenas na boca e desaparece rapidamente. “O álcool presente no alimento não é absorvido pelo organismo e fica somente na boca. Então, depois de dois minutos, ele já não aparecerá no teste do etilômetro”, afirmou o órgão.
Apresentadora participou do experimento
Um vídeo divulgado pelo Detran-GO ilustrou essa situação com um teste prático realizado pela apresentadora da campanha e pelo presidente do órgão, Delegado Waldir. A apresentadora comeu um pedaço do panetone e, em seguida, soprou o bafômetro, que indicou 0,12 mg/l.
Este resultado, pela legislação, a impossibilita de dirigir momentaneamente. Após beber água e aguardar alguns instantes, o teste foi repetido, registrando 0 mg/l.
Delegado também participou do teste
O Delegado Waldir também participou do experimento. Depois de comer o panetone, o bafômetro indicou 0,23 mg/l. Assim como a apresentadora, ele ingeriu água, esperou um curto período e realizou um novo teste, que registrou 0 mg/l.
Vale lembrar que, conforme a legislação de trânsito, o teste do etilômetro considera infração gravíssima valores entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l. A partir de 0,34 mg/l, configura-se crime de trânsito, com penalidades severas.