Na manhã deste domingo (22), um trágico acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte abalou a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O avião, que havia decolado do aeroporto de Canela por volta das 9h15, caiu minutos depois, atingindo uma loja de móveis, uma pousada e a chaminé de um prédio na movimentada Avenida das Hortênsias.
Uma câmera de segurança capturou o momento em que a aeronave colidiu com o entorno, gerando imagens impactantes do acidente. Segundo informações da Defesa Civil Nacional, o avião era ocupado por 10 pessoas.
O governador Eduardo Leite declarou: “As informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram“. Ao todo, 15 pessoas que estavam na pousada atingida pelos destroços foram socorridas para hospitais da região.
Várias pessoas foram socorridas após inalarem fumaça
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maioria delas necessitou de atendimento médico devido à inalação de fumaça gerada pelo incêndio que se seguiu à queda. Um vídeo mostra o avião no Aeroclube de Canela pouco antes da decolagem.
O momento da decolagem do avião que caiu em Gramado.
Aeronave partiu do Aeroclube de Canela por volta das 9:10 da manhã e caiu pouco tempo após a decolagem. pic.twitter.com/nFl9ZaYRLt
— Alfinetei (@ALFINETEI) December 22, 2024
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pelo menos nove ocupantes da aeronave morreram no acidente. O caso ainda está sendo investigado.
Condições climáticas e rota
As informações iniciais apontam que o avião seguia para Jundiaí, no interior de São Paulo. A CNN destacou que as condições climáticas na região de Gramado eram desfavoráveis no momento da decolagem, com chuva e nevoeiro que podem ter contribuído para a tragédia.
🚨 DEFESA CIVIL INFORMA
Acidente em modal aéreo – múltiplas vítimas – COBRADE 2.5.5.0.0
Em 22/12/2024 às 10h
GRAMADO/RS
Um avião caiu na manhã de hoje (22) no centro urbano de Gramado/RS. Equipes de emergência atuam neste momento no local.
Preliminarmente, o avião… pic.twitter.com/egFOugR37G
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) December 22, 2024
O acidente mobilizou equipes de resgate, segurança e investigação, que trabalham para entender as circunstâncias da queda. A Defesa Civil e outros órgãos responsáveis seguem no local avaliando os danos e oferecendo suporte às vítimas e suas famílias.