Na manhã de domingo (29), pelo horário local, noite de sábado (28) no Brasil, um acidente aéreo chocou a Coreia do Sul. Um Boeing 737-800 da Jeju Air, que havia decolado de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, saiu da pista durante o pouso e explodiu.
A tragédia resultou em 176 mortes confirmadas até o momento. Entre as vítimas fatais estão 83 mulheres, 82 homens e 11 pessoas cujos gêneros ainda não puderam ser identificados devido à carbonização dos corpos.
No total, 175 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo da aeronave. Segundo informações, 172 passageiros eram sul-coreanos e dois tailandeses.
Nomes dos sobreviventes ainda não foram revelados
Apesar do alto número de vítimas, duas pessoas foram resgatadas com vida. Um comunicado confirmou a notícia: “Os sobreviventes são um homem e uma mulher, ambos membros da tripulação. Autoridades de saúde disseram que eles estão conscientes e não correm risco de vida”.
Vídeo flagra momento exato de acidente com avião que levava 175 passageiros na Coréia do Sul.
Acidente aconteceu no aeroporto de Muan na manhã deste domingo (29/12), no horário local. pic.twitter.com/WX2U2ZhQdA
— Metrópoles (@Metropoles) December 29, 2024
De acordo com a imprensa local, o acidente pode ter sido causado por uma falha no trem de pouso da aeronave. Uma das hipóteses levantadas é que o equipamento tenha colidido com pássaros, o que teria comprometido sua funcionalidade.
Avião estaria com problema no trem de pouso
Imagens captadas pela emissora MBC mostram que o avião já apresentava problemas no trem de pouso no momento da aterrissagem. A gravação revela que a aeronave bateu contra um muro antes de explodir.
A operação de resgate foi intensa, envolvendo cerca de 80 bombeiros, além de helicópteros, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio. A rápida mobilização ajudou a controlar as chamas e retirar os corpos das vítimas.