Na noite deste último sábado (28), um grave acidente aconteceu no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. Um Boeing 737-800 da Jeju Air explodiu pouco antes de pousar, deixando dezenas de óbitos.
O avião, que havia decolado de Bangkok com destino ao sul da Coreia do Sul, transportava 181 pessoas e apenas duas foram resgatadas com vida. A tragédia começou quando um passageiro a bordo enviou uma mensagem de texto à sua família.
Ele explicou o que havia acontecido antes da explosão. “Um pássaro ficou preso na asa, e não conseguimos pousar“, dizia a vítima na mensagem. O alerta sobre o risco de colisão com pássaros havia sido dado pela torre de controle aos pilotos, que tentaram realizar o pouso, mas a situação rapidamente se agravou.
Explosões foram ouvidas antes mesmo do pouso
Testemunhas no local relataram ter visto o motor do avião pegando fogo, e ouviram várias explosões antes do pouso forçado. A aeronave conseguiu aterrissar com o trem de pouso recolhido, mas ainda não se sabe se a falha está diretamente relacionada à colisão com os pássaros.
Vídeo flagra momento exato de acidente com avião que levava 175 passageiros na Coréia do Sul.
Acidente aconteceu no aeroporto de Muan na manhã deste domingo (29/12), no horário local. pic.twitter.com/WX2U2ZhQdA
— Metrópoles (@Metropoles) December 29, 2024
Autoridades do aeroporto afirmaram que o pássaro poderia ter causado o mau funcionamento do trem de pouso. Essa hipótese ainda não tenha sido confirmada oficialmente.
Vários incidentes com pássaros já ocorreram neste aeroporto
O Aeroporto Internacional de Muan é conhecido por registrar a maior taxa de colisões com aves na Coreia do Sul, conforme relatado pelo jornal The Guardian. Desde 2019 até agosto de 2024, ocorreram 10 incidentes envolvendo pássaros no local.
A proximidade do aeroporto com campos e áreas costeiras favorece a presença de aves, aumentando o risco de colisões durante os pousos e decolagens. As autoridades sul-coreanas continuam a investigar as causas do acidente e a apurar se a colisão com o pássaro foi a principal causa da falha mecânica que levou à explosão do avião.