Na madrugada deste domingo, 29 de dezembro, um incidente envolvendo um avião turboélice modelo Dash 8-400 da Air Canada preocupou passageiros e autoridades no Aeroporto Internacional de Halifax, na província de Nova Escócia, no Canadá. O avião, que transportava 73 pessoas a bordo, foi forçado a realizar um pouso de emergência devido a problemas técnicos.
Felizmente, não houve registros de feridos entre os passageiros ou a tripulação. Contudo, imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento dramático do pouso.
Uma das turbinas da aeronave foi arrastada pelo chão, gerando um incêndio. De acordo com o jornal Toronto Star, a aeronave aterrissou sem o trem de pouso, o que agravou a situação durante o pouso de emergência.
Aeronave estava próxima de seu destino
O avião havia decolado da cidade de St. John’s e estava se aproximando de seu destino quando ocorreu o problema. Peter Fitzpatrick, porta-voz da Air Canada, confirmou a informação sobre a falha e a realização do pouso sem o equipamento de aterrissagem.
Em uma entrevista à rede CBS News, a passageira Nikki Valentine, que estava a bordo do voo, descreveu o momento tenso pelo qual todos passaram. “O avião começou a ficar em um ângulo de cerca de 20 graus para a esquerda e, quando isso aconteceu, ouvimos um barulho bem alto, que quase parecia um barulho de colisão”, disse Nikki.
Passageira gravou o avião em chamas
A gravação feita por uma das passageiras, além de mostrar o incêndio, também evidencia o grau de inclinação do avião durante a manobra. Os passageiros ficaram desesperados.
https://twitter.com/Metropoles/status/1873409381469175828
O Aeroporto Internacional de Halifax foi fechado temporariamente para que as autoridades realizassem as investigações sobre o ocorrido, sendo parcialmente liberado neste domingo (29). O incidente também gerou atenção devido a outro problema com um avião da Pal Airlines que precisou realizar um pouso de emergência na noite anterior, sábado (28). As investigações sobre ambos os incidentes continuam, e o aeroporto de Halifax segue monitorando a segurança das operações.