Na manhã de quinta-feira, 9 de janeiro, um avião de pequeno porte, matrícula PR-GES, caiu na orla da praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A tragédia mobilizou equipes de resgate, incluindo Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que rapidamente isolaram o local e iniciaram o resgate das vítimas.
De acordo com informações atualizadas pela Prefeitura de Ubatuba, o acidente resultou em oito vítimas. Cinco delas estavam a bordo da aeronave, sendo três adultos e duas crianças, enquanto outras três pessoas foram atingidas enquanto estavam na pista de skate. A informação inicial era de duas mortes, incluindo o piloto, no entanto, posteriormente as autoridades e atualizaram trouxeram o número de apenas uma vítima fatal.
Avião decolou de Goiás
O bimotor a jato, modelo Cessna Citation, era registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com aeronavegabilidade regular, mas sem permissão para táxi aéreo. Segundo dados preliminares, o avião havia decolado por volta das 9h de um local no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. Câmeras de segurança registraram o momento da explosão no impacto, evidenciando a gravidade do acidente.
A tragédia em Ubatuba ocorre em um contexto de crescente preocupação com acidentes semelhantes. Nas últimas horas, um caso na Austrália chamou a atenção, quando uma aeronave caiu e vitimou turistas em uma ilha. Outros acidentes de grandes proporções também ganharam as manchetes recentemente.
Tragédias recentes
Recentemente também houve outras quedas de avião que chocaram o povo brasileiro. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, foram dez vítimas confirmadas em uma tragédia ocorrida em dezembro de 2024. Outro acidente que deixou o país em luto ocorreu em Vinhedo-SP, deixando mais de 60 mortos.